8.2.10

Desabafo!


A Ética Animal não se limita aos cães e gatos. Todos os animais merecem consideração pela sua individualidade e serem tratados com respeito e dignidade. Um cão não é mais nem menos merecedor de respeito que um porco, a vida de um gato não vale mais nem menos que a de um coelho, as vacas não são para nós mais nem menos sagradas que qualquer outro animal senciente.

Não compreendemos quem diz gostar de animais ao fazer festas a um cão enquanto come uma sandes de fiambre ou assiste a uma tourada. Isso não é gostar de animais, é gostar de cães, na melhor das hipóteses, e considerar os porcos como seres que se podem matar para satisfazer os nossos hábitos egoístas e os touros como objectos de entretenimento sádico.

Não compreendemos o aprisionamento de canários em minúsculas gaiolas, não toleramos o envenenamento e contaminação de ratos ditos cobaias com doenças humanas ou quaisquer outras, não aceitamos o horrível genocídio de galinhas e peixes nem o roubo das vidas de tantas raposas e martas pelas suas peles, entre tantas outras vítimas do especismo, assim como não aceitamos os maus tratos e exploração de humanos.

Se somos realmente humanos devemos ser capazes de nos preocupar com todos, temos em cada um de nós o poder de agir por todos os injustiçados, o que não temos é desculpa para não o fazer.

Sem comentários:

Enviar um comentário